identifique pelo guia visual identifique pelo nome

Fazer um programa de TV sobre as árvores brasileiras. Esse era o nosso desafio. Não só pela dificuldade de convencer os parceiros e patrocinadores a transformar esse sonho em realidade mas também pela complexidade de trabalhar o conteúdo botânico como entretenimento de massa. Acho que conseguimos. Já são dez anos de programas no ar, com mais de 100 árvores retratadas, espécies de todos os biomas brasileiros.

Além de apresentar aspectos morfológicos das plantas (pois um dos objetivos do programa é facilitar a identificação das espécies) o "Um Pé de Quê?" quer aproximar as árvores dos espectadores através da música, da culinária, da história, da tecnologia, da antropologia... Trazer as árvores para o dia-a-dia das pessoas, revelar, por exemplo, o que a Carnaúba tem a ver com a maneira que nossos avós ouviam música, ou entender por que o pigmento vermelho do Pau-Brasil foi tão importante para a Europa do século XVI.

Com as viagens que fizemos por todo o Brasil nos primeiros anos, fomos entrando em contato a devastação da fauna e flora brasileira, a deterioração das paisagens naturais dos biomas brasileiros. Foi ficando claro que algo estava muito errado no ontem e hoje do Brasil. Em 2004 fizemos a primeira série totalmente dedicada a um bioma específico: a Amazônia. Os dados eram alarmantes, a velocidade da destruição estonteante, visitamos com dor no coração áreas devastadas onde enormes Castanheiras remanescentes testemunhavam o fim do que há poucos tinha sido uma floresta exuberante. Em compensação, conhecemos de perto a generosidade da Seringueira, do Assacú, da Sumaúma, do Tucumã e de todos que convivem com essas árvores. Nunca vou me esquecer de um almoço numa localidade remota do Marajó onde comi um do melhores almoços de minha vida: camarão, farinha e açaí.

Em 2005 partimos para uma atuação mais política. Comemoramos os 18 anos de existência da SOS Mata Atlântica com uma série de 20 programas inteiramente dedicados à Mata Atlântica, que foi por nós batizada: a "mata vizinha", já que mais de 60% da população brasileira vive cercada por ela. Essa certamente foi a maior causa de sua destruição mas hoje pode ser também o caminho para sua salvação. Desde então, o "Um Pé de Quê?" desenvolve uma parceria com a SOS MA, além de outros parceiros constantes como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto Plantarum.

Em 2006, realizamos nossos primeiros episódios internacionais retratando árvore africanas. Uma viagem a Moçambique revelou muito mais semelhanças entre os dois países do que só a língua: a importância das árvores na vida das pessoas, na formação cultural e na história do país.

Em 2007 nos tornamos o primeiro programa de TV a neutralizar todas as emissões de gases do efeito estufa de sua produção, realizando um programa inteiramente voltado ao tema do aquecimento global, além de retratar árvores como a Pitanga (o mote do programa era: me diga dez frutos da Mata Atlântica! Você sabe?) e o Visgueiro, o Rei da Mata Atlântica!

Em 2008, foi a vez de comemorarmos e divulgarmos a Lei da Mata Atlântica. É um dever nosso fazer com que, depois de anos de luta no Congresso Nacional, ela seja conhecida e cumprida. Nesse ano também, comemoramos os 200 anos do nosso querido Jardim Botânico do Rio de Janeiro!

Em 2009, além de um especial sobre o mestre Burle Marx, o programa ganha o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica - promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional.

Em 2010, lançamos uma série especial de quatro episódios sobre o Japão, este site www.umpedeque.com.br e os livros sobre Pau Brasil, Seringueira e Favela.

Hoje, o programa exerce plenamente sua vocação educacional servindo de material educacional em inúmeras escolas e instituições por todo o país. Já a prova de que é um entretenimento de massa acontece quando um senhor nas ruas de São Paulo ou uma criança no nordeste brasileiro olha para Regina Casé (estrela de inúmeros outros programas da TV Globo) e diz: "Olha a mulher do Um Pé de Quê?!". Como eu fico feliz!

ESTEVÃO CIAVATTA