Catolé

Neste episódio, Regina Casé sobe a Serra da Barriga, em Alagoas, e revela os segredos do local onde Zumbi dos Palmares ergueu o seu quilombo. Os usos do catolé, uma das palmeiras abundantes da região - e que inclusive deram nome ao Quilombo dos Palmares – são exemplos de como as tradições negras resistiram ao tempo.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Catolé

guariroba, gariroba, gueroba, coco-catolé, coqueiro-amargoso, coqueiro-guariroba, pati-amargosa

Nome científico
Syagrus oleracea (Mart.) Becc.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore solitária, de 5-20 m de altura.

tronco de 15-30 cm de diâmetro, superficialmente anelado, acinzentado.

folhas dispostas em espiral e distribuídas em número de 15 a 20 por coroa. Em cada haste central, de 1,8-3,8 m de comprimento, encontram-se 95-150 pares de folíolos lineares e pontudos, de 50-100 cm de comprimento por 2,5-4,5 cm de largura cada. A haste de sustentação das folhas no tronco é lisa e curta, mede 12-58 cm. As folhas diferenciadas que surgem no tronco são fibrosas, largas e medem 45-100 cm de comprimento.

flores pequenas e amarelas, reunidas em cachos de 40-70 cm de comprimento, distribuídos por entre as folhas, ramificado em 27-70 hastes de 15-55 cm de comprimento cada, e protegido por uma grande folha profundamente frisada e de textura lenhosa de cerca de 84-128 cm de comprimento.

fruto elíptico, verde-amarelado e liso, de 4-5,5 cm de comprimento, com polpa adocicada, espessa, fibrosa e, ao mesmo tempo, carnuda, dotado de uma única semente.

semente elíptica, de 44 mm de comprimento por 25 mm de diâmetro, de casca dura, revestida por um tecido rico em nutrientes, proveniente da polpa do fruto, e constituída por uma amêndoa, sólida, branca e oleaginosa, em seu interior.

floração ocorre durante um longo período do ano, desde a primavera até o final do outono. Os frutos amadurecem a partir de outubro até fevereiro.

uso/árvore é bastante ornamental, sendo uma das mais cultivadas para arborização urbana nas cidades do Brasil Central.

uso/madeira moderadamente pesada, macia e de boa durabilidade. Usada inteira como estacas e moirões, e rachada para ripas e calhas d’água.

uso/outras utilidades O palmito, de sabor amargo, é usado em pratos típicos da região, além de ser consumido in natura, já se encontra industrializado e vendido em supermercados. A polpa do fruto é comestível e muito apreciada pelo gado e porcos. A amêndoa além de fornecer óleo é também comestível, sendo comercializada em muitas feiras nos Estados nordestinos. As folhas são usadas para confecção de vassouras e alimento do gado. As flores servem à apicultura.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura, não havendo a necessidade de despolpá-los. Para armazenamento das sementes, seque parcialmente os frutos sem despolpá-los.

produção de mudas Coloque os fruto, ou sementes, em um canteiro, ou em recipientes individuais, contendo substrato organo-arenoso e mantidos em ambiente semi-sombreado. Irrigar diariamente. A emergência pode demorar 2-4 meses e a taxa de germinação é baixa. Embora o desenvolvimento das mudas seja lento, o das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. 288 | Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, 222 p | MELO, José Teodoro. “Cultivo de Guariroba (Syagrus oleracea Becc.) em Sistemas Consorciados com Espécies Florestais no Cerrado”, IN “Comunicado Técnico, Edição 97”. 2003: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento | Batista, Gisele Sales. “Morfologia e germinação de sementes de Syagrus oleracea (Mart.) Becc (ARECACEAE)”. Dissertação de mestrado. 2009, Jaboticabal: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Catolé

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual