Ipê-Verde

Neste episódio, Regina Casé vai em busca de uma espécie rara de ipê – o ipê verde – e conta a história do Vale do Paraíba mostrando como essa região sofreu com o desmatamento no período da cafeicultura. Iniciativas de reflorestamento, desenvolvidas com a ajuda do SOS Mata Atlântica, mostram como é possível reverter essa situação.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Ipê-Verde

caroba-de-flor-verde, caroba-brava, ipê-de-flor-verde, ipê-mandioca, ipê-de-várzea, aipê, cinco-chagas, ipê-mirim, ipê-pardo, caroba-do-campo, carobinha-verde

Nome científico
Cybistax antisphilitica (Mart.) Mart.

Família
Bignoniaceae

Características morfológicas:

Árvore de 6-12 m de altura.

tronco de 30-40 cm de diâmetro, de casca muito espessa, escura e fendida longitudinalmente.

folhas compostas por 5 folíolos dispostos na extremidade da haste de sustentação, de 15-20 cm de comprimento. Saem todos de um mesmo ponto, abrindo-se como dedos em uma mão. Cada folíolo, oval, mede 7-18 cm.

flores verde-claras, em formato tubular, de 7 cm de comprimento, aparentemente cobertas de pó, dotadas de pelos quase invisíveis em seu interior, protegidas por um conjunto de sépalas brancas, finas e plissadas, de 16 mm de comprimento, e reunidas em curtos cachos.

fruto elíptico e alongado, do tipo cápsula seca, que se abre espontaneamente quando maduro, de até 25 cm de comprimento por 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura, marcado com 12 estrias longitudinais, dotado de uma divisória em seu interior, onde se alojam inúmeras sementes.

semente alada, de núcleo coberto por pequenas estrias e circundado por tecido tênue e transparente, de 2,5 cm de comprimento, por 4-5 cm de largura.

floração ocorre em mais de uma época do ano, mas com maior intensidade entre os meses de dezembro e março. Os frutos amadurecem no período maio-outubro.

uso/árvore pelo porte forma incomum da copa, é ótima para o paisagismo, principalmente para a arborização de ruas estreitas. Planta pioneira, não deve faltar no reflorestamento de áreas de preservação permanente.

uso/madeira leve a moderadamente pesada, de tecido frouxo, pouco resistente ao apodrecimento quando em ambiente externo. Empregada na construção civil para obras internas, ripas, carpintaria e no fabrico de caixas e pasta celulósica.

uso/outras utilidades O uso medicinal das folhas auxilia no tratamento de úlceras.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Secá-los ao sol, para completar o processo de liberação das sementes. Para evitar que o vento leve as sementes durante a secagem, cobrir os frutos com malha metálica.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 15-25 dias e a taxa de germinação é superior a 60%. Transplantar as mudas para o local definitivo de plantio com 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica Fenner, Raquel; Betti, Andresa Heemann; Mentz, Lilian Auler; Rates, Stela Maris Kuze. “Plantas utilizadas na medicina popular brasileira com potencial atividade antifúngica”. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 42, n. 3, jul./set., 2006 | Lohmann, L.G. 2010. Bignoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.36 | MACBRIDE, J. F. “Cybistax qüinqüefólia (Vell.) Macbr.\". In: “Flora of Peru”. 1961: Field Museum of Natural History, vol. 13:pt.5C:nº1:p.90 | Melo, Paulo Régis Bandeira de. “QUALIDADE FISIOLÓGICA E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE IPÊ-VERDE (Cybistax antisyphilitica (Mart.) Mart.).” Tese de Doutorado em Agronomia/ Produção e Tecnologia de Sementes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jabotical, Dez 2009.

Ipê-Verde

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual