Jaboticaba

Na fazenda Pinhal no interior de São Paulo, e inspirada pela obra de Marcel Proust, “Em Busca do Tempo Perdido”, Regina Casé visita um pomar repleto de jabuticabeiras centenárias. Por entre as aléias de jabuticabeiras e ao sabor da fruta, Regina encontra os membros da família Carvalhosa e juntos viajam no tempo, relembrando a história da paixão de uma matriarca, que transformou um lugar desértico e triste num jardim de frutas inesquecível.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Jaboticaba

jabuticabeira, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba

Nome científico
Eugenia ayacuchae Steyerm.

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore de 10-15 m de altura, de copa arredondada.

tronco liso, de 30-40 cm de diâmetro, ramificado desde a base.

folhas simples, elípticas, com textura de couro e brilhantes, de 2,5-10 cm de comprimento por 1,25-3 cm de largura, fixadas nos ramos por uma curta haste de sustentação.

flores brancas e aromáticas, de 4 pétalas pubescentes, de 60 estames de 4 mm de comprimento, densamente afixadas, em grupos de 4, nos ramos, galhos e tronco.

fruto redondo a oval, inicialmente verde, ficando de roxo a preto quando maduro, de até 4 cm de diâmetro, de casca brilhante e consistente como o couro, de polpa branca a rosada, gelatinosa, sucosa e translúcida, afixado só, ou em grupo, nos ramos, galhos e tronco, e dotado de 1-5 sementes.

semente marrom clara, oval a redonda, de 6-12,5 mm de comprimento, envolta pela polpa.

floração ocorre duas vezes por ano, entre os meses de julho e agosto e entre novembro e dezembro. Os frutos amadurecem nos períodos agosto-setembro e janeiro-fevereiro.

uso/árvore ornamental, prestando-se ao uso paisagístico em geral, e amplamente difundida nos pomares domésticos de todo o país.

uso/madeira moderadamente pesada, compacta, elástica, dura, de longa durabilidade quando protegida das intempéries. Empregada para tabuado em geral, confecção de móveis, para construção civil e para lenha.

uso/outras utilidades os frutos, comestíveis e saborosos, são consumidos ao natural, na forma de doces, geleias, licores, sucos e aguardentes. Na medicina popular a casca é indicada para o tratamento de asma, deficiência vitamínica, diarreia, inflamação e inflamação da pele.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los diretamente do chão. Os frutos podem ser semeados inteiros, não havendo a necessidade de despolpá-los. Entretanto, caso se pretenda armazenar as sementes, aconselha-se despolpar os frutos em água corrente e secar as sementes à sombra.

produção de mudas Colocar as sementes, ou os frutos recém-colhidos, para germinar em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 30-50 dias e a taxa de germinação é baixa. Manter as mudas em ambiente semissombreado nos primeiros meses de vida. Próximo de 10 meses, transplante as mudas para o local definitivo de plantio. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica “Jaboticaba”. PLANTAMED | Janick, Jules; e PAULL, Robert E. “The encyclopedia of fruit & nuts”. 2008: CABI Publishing, pp. 537 | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.266 | Sobral, M., Proença, C., Souza, M., Mazine, F., Lucas, E. 2010. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | Toledo, Francisco Ferraz de. “Enciclopédia agrícola brasileira: I-M”. Volume 4, Edição ilustrada, Editora EdUSP, 2004, pp.128.

Jaboticaba

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual