Abacate

Neste “Um Pé de Quê?” embarque em uma viagem à civilização mexicana, através da fruta mítica daquele povo: o abacate. A fruta símbolo de masculinidade e vigor, significa, em latim, “testículo”- é sobre esses simbolismos e vários outros aspectos da cultura mexicana que Regina Casé conversa, numa entrevista especial com Felipe Ehrenberg, adido cultural do México e sua mulher Lourdes Hernandez, chef especialista em gastronomia de seu país.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Abacate

abacateiro

Nome científico
Persea americana Mill.

Família
Lauraceae

Características morfológicas:

Árvore de aproximadamente 9 m de altura, podendo alcançar 18m.

tronco de 30-60 cm de diâmetro.

folhas elípticas, verde-escuras, brilhantes, esbranquiçadas na face inferior, de 7,5-40 cm de comprimento.

flores pequenas e esverdeadas, sem pétalas, com 9 estames e 2 glândulas de cor laranja na base, densamente reunidas em cachos, dispostos nas pontas dos ramos.

fruto com forma de pêra, de 7,5-33 cm de comprimento e até 15 cm de largura, de casca áspera, verde-escura ou violeta, com a consistência de couro e de até 6 mm de espessura, de polpa macia, “amanteigada”, de coloração amarelo-esverdeada, dotado de uma única semente.

semente ovoide, de 5-6,4 cm de comprimento, lisa, dura e pesada, de cor bege, revestida por um fino tecido marrom.

floração ocorre desde o final do inverno até o fim da primavera. Os frutos amadurecem durante o verão, no período dezembro-fevereiro para a variedade antilhana, e entre fevereiro e abril para as variedades guatemaltecas e mexicanas.

uso/árvore muito comum nos pomares.

uso/madeira bege na camada exterior e castanho-avermelhado pintalgado de vermelho no cerne, leve, moderadamente macia, mas quebradiça, nada durável e suscetível a atacas de organismos xilófagos. Empregada em construção e em torno, e boa de esculpir.

uso/outras utilidades o fruto é comestível, variando o uso de acordo com a culinária regional. No Brasil é consumido doce, em formas de cremes e milkshakes. Em boa parte da América Latina, o fruto é considerado legume, constituindo saladas, sopas e pratos salgados. Do fruto comestível também se pode extrair um óleo semelhante ao azeite de oliva. A semente produz nanquim vermelho-pardacento, que foi utilizado nas cartas dos espanhóis e nos tecidos. Na Guatemala, a casca do tronco fervida funciona como fixador para a tinturaria de tecidos. As flores servem à apicultura. A medicina popular utiliza a casca do fruto como antibiótico, vermífugo e remédio para disenteria. Emplastros de folhas são aplicados sobre ferimentos sobre a testa, para aliviar dores de cabeça. O extrato das folhas causa prolongados efeitos hipertensão. A fervura das folhas combate a diarreia, a garganta inflamada e regula a menstruação. Depois de torrada, a semente em pó é utilizada no tratamento de diarreia e disenteria.

obtenção de sementes Colha os frutos maduros, com muito cuidado para que não caiam ao chão e danifiquem as sementes, que deverão ser lavadas em seguida. Retire a película que envolve as sementes. A seguir, deixe-as em banho de água quente a 50ºC por 30 minutos, depois lave-as com água fria. Deixe-as secar à sombra. A semeadura deve ser realizada o mais rápido possível, pois o poder germinativo cai rapidamente.

produção de mudas Coloque as sementes para germinar em sacos plásticos medindo 20 cm de diâmetro por 40 cm de altura, contendo terra de boa qualidade, ligeiramente ácida e bem-drenada. Deixe os sacos plásticos encanteirados em viveiros semissombreados, bem arejados e protegidos de ventos frios. Em 12 meses as mudas ficarão prontas para o plantio definitivo, que deve ser feito no período das chuvas. Faça, com a terra da cova, uma bacia ao redor das mudas, para permitir a retenção de água. As plantas propagadas por sementes dificilmente darão frutos idênticos aos da matriz. A utilização de sementes restringe-se à formação de porta-enxertos. Nesse caso, quando as mudas originadas das sementes atingirem 20-30 cm de altura, devem ser aparadas a 4 cm da semente e sofrer um corte longitudinal de 3 cm de comprimento. Os ramos jovens da árvore-matriz, aparados a 5-8 cm de comprimento e sem folhas, devem receber cortes de 3 cm de comprimento e devem ser introduzidos dentro da fenda do porta-enxerto. A muda enxertada de abacate estará pronta para o plantio no local definitivo quando atingir 0,40 – 0,50 m de altura.

referêcia bibliográfica Morton, J. 1987. “Avocado”. p. 91–102. In: “Fruits of warm climates”. Julia F. Morton, Miami, FL

“Cultura – Abacate”. Publicação Eletrônica: Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Governo da Bahia

Zaccaro, Ronaldo P. “PROPAGAÇÃO DO ABACATEIRO”. Publicação Eletrônica: Toda Fruta

SCORA, R. W.; WOLSTENHOLME, B.N.; LAVI, U. “Taxonomy and Botany” in “The Avocado – botany, production and uses” [Ed. By] WHILEY, A.W.; SCHAFFER, B.; WOLSTENHOLME, B.N. 2002: Cabi Publishing, pgs 15-37.

Abacate

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual