Guanandi

Considerada uma das primeiras madeiras de lei do Brasil, o Guanandi guarda outras qualidades. Foi graças a esta árvore que a água de um rio já seco, que passava numa aldeia do sul da Bahia, renasceu e voltou a correr. Os índios da Aldeia Barra Velha fizeram um incrível trabalho de reflorestamento e hoje já podem comemorar a volta da água em suas terras.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Guanandi

olandi, olandim, galandim, jacareúba, gulande-carvalho, guanandi-carvalho, guanandi-cedro

Nome científico
Calophyllum brasiliense Cambess.

Família
Calophyllaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30 m de altura.

tronco de 40-60 cm de diâmetro, de casca marrom-escura ou pardacenta, fissurada de alto a baixo. A casca interna é rosada, aromática, amargosa e ácida, e verte látex amarelado e pegajoso.

folhas simples, elípticas, sem pelos e com textura de couro, de 5-15 cm de comprimento por 3-7 cm de largura, sustentadas por espessas hastes de até 2 cm de comprimento.

flores brancas, de 5 pétalas e de 3 mm de diâmetro cada, reunidas em curtos cachos de 2,5-6,0 cm de comprimento.

fruto verde e esférico, de 19-30 mm de diâmetro, de polpa carnuda e oleaginosa, dotado de uma única semente.

semente de cor castanha, esférica, de 18 mm de diâmetro.

floração ocorre entre os meses de setembro e novembro. Os frutos amadurecem no período abril-junho.

uso/árvore bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas.

uso/madeira moderadamente pesada, fácil de trabalhar e relativamente durável. A primeira madeira de lei do país, de 1835. Própria para confecção de canoas, mastros de navios, vigas, para construção civil, obras internas, assoalhos, marcenaria e carpintaria.

uso/outras utilidades O Guanandi é indicado para obtenção de resina com propriedades medicinais para uso veterinário; de taninos, a partir da casca e das folhas; de saponina, também a partir das folhas; de óleo essencial a partir dos frutos e de óleo industrial com 44% de pureza, das sementes. Além disso, os frutos são procurados por várias espécies da fauna.

obtenção de sementes Colher os frutos do solo, quando estes já estiverem totalmente ou parcialmente despolpados por morcegos, ou colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea. Nesse último caso, extrair as sementes dos frutos pela maceração da polpa e em seguida riscar a superfície das sementes. Pode-se também semear o fruto como semente, sem despolpá-lo, elevando-se apenas o tempo para o início da germinação.

produção de mudas Semear os frutos ou sementes recém-colhidos em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 40-60 dias e a taxa de germinação é de 50%. Manter as mudas em ambiente semissombreado até atingirem 30-40 cm de altura, quando então devem ser transplantadas para o local definitivo de plantio. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica Angeli, Aline. “Calophyllum brasiliense (Guanandi)” in “Identificação das Espécies Florestais”. Publicação Eletrônica: Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais – IPEF | “Calophyllum brasiliense” in “Dados da Espécie”. Publicação Eletrônica: Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais – IPEF | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.116.

Guanandi

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual