Eugenia-Marambaiensis

O programa Eugenia Marambaiensis fala da descoberta e descrição de uma nova espécie encontrada por um jovem botânico na Restinga de Marambaia, do gênero Eugenia, o mesmo da pitanga! Esta descoberta nos ajuda a refletir sobre quantos segredos nossa Mata Atlântica ainda guarda mesmo tendo sido quase toda destruída. Aproveitando a descrição desta nova espécie a programa explica todos os caminhos e cuidados que se deve seguir ao descrever e batizar uma nova espécie.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Eugenia-Marambaiensis

Nome científico
Eugenia marambaiensis M.C.Souza & M.P.Morim.

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore arbustiva, de até 7 m de altura.

tronco ramificado, de casca áspera.

folhas simples, elípticas e pontiagudas, de margem ondulada, de 4-8 cm de comprimento por 2-4 cm de largura, dotadas de grandes e translúcidos pontos na lâmina da folha, e sustentadas por hastes de 5-7 mm de comprimento.

flores de 3 mm de diâmetro, globosas, e reunidas aos pares sob as axilas das folhas, em hastes de 2-3 mm de comprimento.

fruto arredondado, vermelho, de até 15 mm de diâmetro, de polpa carnosa, dotado de 1 semente.

semente sem descrição.

floração ocorre entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos amadurecem no período janeiro-fevereiro.

uso/árvore de qualidades e aplicações práticas ainda não investigadas.

obtenção de sementes Ainda não há registros quanto ao comportamento ecológico da planta, nem informações quanto ao cultivo e ao manejo da espécie. Sabe-se apenas que a espécie ocorre naturalmente na ponta oeste da Restinga da Marambaia, uma reserva natural no estado do Rio de Janeiro.

produção de mudas A distribuição natural da espécie limita-se à vegetação arbustiva e à floresta de dunas da Restinga da Marambaia. Mesmo assim, trata-se de uma população de poucos indivíduos.

referêcia bibliográfica SOUZA, Marcelo da Costa; and MORIM, Marli Pires. “A new species of Eugenia (Myrtaceae) from south-eastern Brazil” in “Botanical Journal of the Linnean Society”. 2008: The Linnean Society of London, v. 158, 306–308.

Eugenia-Marambaiensis

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual