Cutieira

Regina Casé faz um passeio pelo Parque Estadual da Pedra Branca, ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, para descobrir a diferença entre Mata Primaria e Secundaria. Ela aproveitou para conhecer a Cutieira, uma espécie de mata atlântica que só é dispersa por animais silvestres como a paca e a cutia.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Cutieira

andá-assu, boleira, cutieiro, coco-de-purga, fruta-de-arara, fruta-de-cotia, purga-de-cavalo, purga-de-gentio, purga-dos-paulistas

Nome científico
Joannesia princeps Vell.

Família
Euphorbiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 15-20 m de altura.

tronco de 40-60 cm de diâmetro.

folhas compostas por 3-5 folíolos, dispostos na extremidade da haste de sustentação. Saem todos de um mesmo ponto, abrindo-se como dedos em uma mão. Cada folíolo mede 15-20 cm de comprimento por 3-5 cm de largura.

flores Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm de diâmetro, agrupadas em cachos.

fruto esférico, de 6,6 cm de comprimento por 6,3 cm de largura, dotado de 1-3 sementes.

semente oval, de 2,3 cm de comprimento por 2,6 cm de largura.

floração ocorre entre os meses de julho e setembro. Os frutos amadurecem no período de março-maio.

uso/árvore útil para o sombreamento de pastagens e desaconselhada para arborização urbana, por virtude do tamanho e peso dos frutos.

uso/madeira leve, porosa, fibrosa, de talhe macio e de cor clara. Própria para o fabrico de palitos de fósforo, para celulose, tabuado para forros, canoas, jangadas, escalares e caixotaria.

uso/outras utilidades as sementes provêm um óleo pesado e amarelo, útil para fins medicinais e industriais, substituindo o óleo de linhaça, mas quando consumidas in natura causam intoxicação e consequente diarreia e vômito. Os frutos são muito procurados pela fauna em geral.

obtenção de sementes Recolher os frutos da chão, logo após sua queda. Em seguida, quebrá-los com martelo para a liberação das sementes.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantê-los em ambiente semissombreado. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-30 dias e a taxa de germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas para o local de plantio definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é muito rápido, alcançando facilmente 6 m de altura aos 2 anos.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.105 | Cordeiro, I., Secco, R. 2010. Joannesia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | NISHIOKA, Sérgio de Andrade and ESCALANTE, Rodrigo Dornfeld. Poisoning by the ingestion of seeds of the fruit of the \"cotieira\" (Joannesia princeps). Sao Paulo Med. J. [online]. 1997, vol.115, n.1 [cited 2010-08-23], pp. 1366-1367 | “Boleira” in “Árvores Úteis - Trilhas da ESALQ/ USP”. Publicação eletrônica | Avelar, Rogner Carvalho; Deperon Júnior, Milton Aparecido. Dourado, David Cardoso; Danfa, Sadjo; Quintiliano, Alexandre Aureliano; Fraga, Antonio Carlos; Castro Neto, Pedro. “Avaliação da Biometria de Frutos e Sementes de Cutieira (Joannesia princeps)”. Artigo Técnico-científico em Agricultura. 2006: I Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel.

Cutieira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual