Ingá

Nesse programa, Regina Casé foi até o município de Silva Jardim, interior do estado do Rio de Janeiro, para conhecer de perto a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - Santa Fé. Na fazenda, ela conheceu também um alambique centenário recuperado recentemente graças a uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A árvore de estimação da proprietária  Deise Moreira é o Ingá, nossa árvore de hoje.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Ingá

ingá-branco, ingá-chichica, ingá-de-macaco, ingá-de-praia, ingá-mirim, ingaí

Nome científico
Inga laurina (Sw.) Willd.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 10-20 m de altura, de copa ampla.

tronco de 50-70 cm de diâmetro, com verrugas sobre a casca.

folhas compostas, de 7-20 cm de comprimento, com 2-3 pares de folíolos elípticos, de consistência de couro e dispostos sobre uma haste de 2-4 cm de comprimento. Os folíolos da ponta medem 6-13 cm de comprimento e os da base, 3-8 cm de comprimento.

flores brancas e perfumadas, de cálice tubular e verde, de até 3 mm de comprimento, de numerosos estames, densamente reunidas em espigas alongadas, que surgem em número de 1-3 por ramo.

fruto do tipo vagem, amarelo-pardacento, achatado ou curvado, de 5-20 cm de comprimento, dotado de 5-15 sementes.

semente oval, acinzentada, revestida por um arilo branco, adocicado e coberto por tufos de pelos.

floração ocorre entre os meses de agosto e dezembro. Os frutos amadurecem no período de novembro-fevereiro.

uso/árvore fornece excelente sombra, tendo sido usada para sombreamento de cafezais e para arborização urbana.

uso/madeira moderadamente pesada, macia, pouco resistente e de baixa durabilidade natural. Empregada para caixotaria, lenha e carvão.

uso/outras utilidades os frutos são comestíveis e muito procurados pela fauna em geral.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los diretamente do chão logo após a queda. Abrir manualmente as vagens para a retirada das sementes. Não deixá-las secar.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar, imediatamente após a colheita, em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Melhor irrigar 2 vezes ao dia. A emergência ocorre em 15-20 dias com elevado índice de germinação. Transplantar as mudas dos canteiros para recipientes individuais quando tiverem 4-5 folhas, e para o local de plantio definitivo em 4-5 meses.

referêcia bibliográfica Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. “Ingá-banana (Ingá vera subsp. Affinis) – Descrição botânica”. Agência de Informação EMBRAPA, Espécies Arbóreas Brasileiras. Publicação Eletrônica | Garcia, F.C.P., Fernandes, J.M. 2010. Inga in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.177 e p 169 | Little, Elbert; MARRERO, José. “Árboles comunes de Puerto Rico y las Islas Vírgenes”. La Editorial, UPR, 2001, pg. 155-156 | TOLEDO, Francisco Ferraz de. “Enciclopédia agrícola brasileira: I-M”. 2004: EdUSP, Vol. 4, pg. 73

Ingá

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual