Pitomba

Cenário de uma das maiores batalhas da história do Brasil, o Monte dos Guararapes virou palco também de uma das melhores festas populares de Pernambuco: a festa da Pitomba, que acontece todos os anos no mês de abril. A relação entre essa sangrenta batalha e a Pitombeira é o que o “Um pé de quê?” vai revelar.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pitomba

cabreuva-parda, óleo-pardo, cabriúna, cabreúva-amarela, bálsamo, caburé, pau-bálsamo, cabrué, quina-morada, caboriba, cabureíba, jataúba, pau-de-óleo-verdadeiro, caboreíba.

Nome científico
Talisia esculenta (Cambess) Radlk.

Família
Sapindaceae

Características morfológicas:

Árvore de 6-12 m de altura.

tronco de 30-40 cm de diâmetro.

folhas compostas por 2-4 pares de folíolos finos, ovais, brilhantes na face superior, e com alguns poucos pelos na face inferior. Cada folíolo mede 7-13 cm de comprimento por 3-6 cm de largura.

flores pequenas, brancas ou rosadas, de 5 pétalas e 8 estames, reunidas em cachos de 20-35 cm de comprimento.

fruto redondo a oval, de 2,5-5 cm de diâmetro, e de 3-5 cm de comprimento, de casca acinzentada a ferruginosa, malhada, dura, áspera e de 1 mm de espessura, dotado de 1-2 sementes.

semente oval, de 1,7-2,5 cm de comprimento, coberta por uma polpa branca, gelatinosa, agridoce e saborosa.

floração ocorre entre os meses de agosto e outubro. Os frutos amadurecem no período de janeiro-março.

uso/árvore amplamente cultivada em pomares domésticos.

uso/madeira muito pesada, e de baixa resistência ao apodrecimento. Empregada nas obras internas, como forros, molduras, batentes e tábuas para assoalho, na carpintaria e caixotaria etc.

uso/outras utilidades os frutos são comestíveis e muito saborosos, sendo comercializados nas feiras da região norte do país. Planta dotada de propriedades medicinais, indicada como diurética, antidiarréica, febrífuga, antireumática. A seiva da pitomba é tóxica para os peixes.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, quando iniciarem a queda espontânea. Os frutos podem ser semeados inteiros, não havendo a necessidade de despolpá-los, a não ser para a finalidade de armazenamento. Nesse caso, deixe os frutos em repouso até iniciar a decomposição da polpa. Em seguida, lave-o em água corrente, dentro de uma peneira fina. Seque as sementes à sombra.

produção de mudas Colocar os frutos ou sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Mantê-los em ambiente semissombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 15-30 dias e a taxa de germinação geralmente é elevada. As mudas ficam prontas para o plantio definitivo em 6-7 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

referêcia bibliográfica CRAVO, Antonieta Barreira. “Frutas & ervas que curam – receitas & dosagens”. Ed. Hemus, pp. 168 | Janick, Jules; e PAULL, Robert E. “The encyclopedia of fruit & nuts”. 2008: CABI Publishing, pp. 821 | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.322 | Somner, G.V., Ferrucci, M.S., Acevedo-Rodríguez, P. 2010. Talisia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Pitomba

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual