Açaí

Neste programa conhecemos a famosa palmeira do açaí. Desde seu cultivo em Belém do Pará ,onde ela é amplamente usada como alimento da população, até a chegada às grandes capitais do Brasil como o suplemento energético mais usado por atletas e marombeiros.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Açaí

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí

Nome científico
Euterpe oleraceae Mart.

Família
Arecaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.

tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.

folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa. Em cada haste central, de 2-3 m de comprimento, encontram-se 40-80 pares de longos, estreitos e pêndulos folíolos, de 60-110 cm de comprimento por 2-4,5 cm de largura. As hastes de sustentação da folha ao tronco, de 17-50 cm de comprimento, apresentam algumas poucas escamas achatadas em relevo, e são às vezes esbranquiçadas na face superior.

flores pequenas, reunidas em cachos, distribuídos abaixo do palmito, de 37-70 cm de comprimento, ramificados em 80-160 espigas, de 25-75 cm de comprimento cada, sustentados por uma haste de 5-15 cm de comprimento e protegidos por uma folha especial de 66-95 cm de comprimento.

fruto redondo, de 1-2 cm de diâmetro, liso, de casca roxo-escura ou verde na maturação, polpa de 1 mm de espessura que envolve o duro caroço onde se encontra a semente.

semente apresenta na maturação uma amêndoa sólida e oleaginosa em seu interior.

floração ocorre o ano inteiro, principalmente nos meses de setembro-janeiro. Consequentemente, os frutos amadurecem com maior intensidade nos meses de julho-dezembro.

uso/árvore altamente ornamental e muito utilizada no paisagismo na região norte do país.

uso/madeira moderadamente pesada, mole, racha com facilidade e de baixa durabilidade em ambientes externos. Utilizada localmente nas construções rústicas, caibros, barrotes, ripas etc.

uso/outras utilidades a cabeça, ou “palmito” é também muito consumido, principalmente em forma de conserva industrial. Os frutos tem feito muito sucesso no Brasil na forma de polpa, compondo uma dieta natural, fortificante e energizante, que também são muito apreciados pelas populações amazônicas para acompanhar peixes, camarão seco e carnes. Outra forma de se aplicar o fruto é no fabrico do “vinho do açaí”, que, além de ser um complemento à alimentação popular, parece tratar doenças do fígado, cirrose e anemia. Também segundo a medicina popular, a fervura das raízes do açaizeiro combate a diarreia, o óleo das amêndoas serve como adstringente e a polpa dos frutos novos de açaí auxiliam no tratamento de distúrbios intestinais e no combate aos vermes. O palmito em forma de pasta parece conter hemorragias após extrações dentárias.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Não há a necessidade de despolpá-los para semeadura.

produção de mudas Colocar os frutos para germinação, logo que colhidos, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso enriquecido com bastante material orgânico. Irrigar diariamente. A emergência ocorre em 30-60 dias. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. 280

Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, 143 p

Nascimento, Walnice Maria Oliveira do. “Açaí - Euterpe oleraceae Mart.”. Informativo técnico Redes de Sementes da Amazônia

Plantas e Ervas Medicinais e Fitoterápicos - PLANTAMED.

Açaí

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual