Bacuri

O bacuri é a fruta mais rara e mais sofisticada do Pará. Uma fruta que tem gosto de flor! Por ser tão sofisticada, passou a frequentar as mais altas rodas da diplomacia brasileira. No início do século XX, compotas de bacuri foram servidas nos banquetes oferecidos pelo Ministro de Relações Exteriores do Brasil – o Barão do Rio Branco. Mais recentemente o bacuri foi servido na Casa Branca e à Rainha Elizabeth quando esteve no Brasil. Filmado no Palácio do Itamaraty e num bacurizal na região de Bragança no Pará, o programa “bacuri” mostra porque esta fruta tem tudo a ver com diplomacia.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Bacuri

bakuri, bacuri-açu, bacuri, bacurizeiro, bacuri-grande, landirana

Nome científico
Platonia insignis Mart.

Família
Clusiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 15-30 m de altura.

tronco de 60-80 cm de diâmetro.

folhas de consistência de couro, sem pelos, de 8-14 cm de comprimento.

flores hermafroditas, constituídas de cinco pétalas de cor rosa intensa, mais raramente de coloração creme quase branca ou, ainda, degradê entre o rosa e o creme. Os estames estão agrupados em cinco feixes, uniformemente distribuídos, dotados de aproximadamente 82 estames cada.

fruto de 5,7-9,5 cm de diâmetro, redondo, com casca grossa, de 0,7-2 cm de espessura, amarelada e com consistência de couro, de polpa branca viscosa e muito saborosa, dotado de 1-5 sementes. Quando maduro, exala um perfume suave e fragrante, que se assemelha ao jasmim.

semente volumosa, de coloração amarronzada.

floração ocorre no período de junho-setembro. A maturação dos frutos inicia-se no mês de dezembro, prolongando-se até março.

uso/árvore cultivada em muitos pomares domésticos da região norte.

uso/madeira moderadamente pesada, compacta, dura ao corte, altamente resistente ao apodrecimento e dotada de certa resistência a cupim. Empregada para obras hidráulicas, construção naval e civil, peças torneadas, vigas, caibros, esteios, ripas, embalagens pesadas, dormentes etc.

uso/outras utilidades os frutos, deliciosos, consumidos ao natural ou na forma de sorvetes, suco e variados doces, são muito populares no Pará.

obtenção de sementes Colher os frutos maduros da árvore, ou recolhê-los do chão após sua queda espontânea. Em seguida, extrair as sementes dos frutos, sem necessidade de retirar a polpa envolvente. Conservar as sementes em ambiente úmido.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-40 dias e geralmente a taxa de germinação é elevada com as sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio em local definitivo em menos de 5 meses. Também no campo as plantas desenvolvem-se rapidamente.

referêcia bibliográfica AGUIAR, Larissa Pereira et al. Caracterização física e físico-química de frutos de diferentes genótipos de bacurizeiro (Platonia insignis Mart.). Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.2 [cited 2010-08-19], pp. 423-428 | “BACURI (Platonia insignis)” In “Espécies Nativas mais utilizadas pelas Comunidades Rurais”. Centro Nordestino de Informação sobre Plantas - CNIP | CARVALHO, José Edmar Urano de; NAZARE, Raimunda Fátima Ribeiro de and NASCIMENTO, Walnice Maria Oliveira do. Características físicas e físico-químicas de um tipo de bacuri (Platonia insignis Mart.) com rendimento industrial superior. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2003, vol.25, n.2 [cited 2010-08-19], pp. 326-328 | LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.118.

Bacuri

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual