Andiroba

Árvore de mil e uma utilidades, a andiroba guarda segredos milenares e mistérios que ainda estão para ser revelados... Com ela se faz sabão, xampu, velas repelentes e óleo medicinal. E foi o conhecimento popular sobre óleo de andiroba que salvou a árvore da indústria madeireira. Na ilha de Marajó, Regina Casé mostra como se extrai o óleo de andiroba e conversa com as mulheres andirobeiras sobre alguns mistérios desta árvore.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Andiroba

andiroba-saruba, iandirova, iandiroba, carapá, carapa, nandiroba

Nome científico
Carapa guianensis Aubl.

Família
Meliaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30 m de altura

tronco de 50-120 cm de diâmetro, com casca castanho-acinzentada, coberta por verrugas.

folhas compostas por 12-18 folíolos, de 15-30 cm de comprimento, por haste central, que mede 80-110 cm de comprimento.

flores de cor creme com riscos longitudinais mais escuros, de 35 mm de diâmetro, de 4 pétalas livres, agrupadas em cachos, de 17-35 cm de comprimento.

fruto marrom-avermelhado, seco, do tipo cápsula esférica, de 9 cm de comprimento, que se abre espontaneamente liberando suas 8 sementes, e sustentado por uma haste de aproximadamente 53cm de comprimento.

semente seca, de 4,5 cm de comprimento.

floração ocorre duas vezes ao ano, em agosto-setembro e janeiro-fevereiro. Os frutos amadurecem em junho-julho e fevereiro-março.

uso/árvore apresenta boas características ornamentais, podendo ser utilizada com sucesso no paisagismo, principalmente de parques e grandes jardins.

uso/madeira moderadamente pesada, dura, porém fácil de fender, superfície ligeiramente áspera ao tato, pouco resistente às intempéries, porém inatacável por insetos. Empregada na construção de mastros, falcames e bancos de navios, para construção civil, carpintaria, marcenaria, mobiliário, caixotaria e para o fabrico de portas.

uso/outras utilidades as sementes provêm óleo insetífugo e medicinal.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore, assim que começarem a cair ou liberar as sementes, ou recolher as sementes do chão. No primeiro caso, deixar os frutos ao sol para completar a liberação de sementes.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato rico em material orgânico. Mantê-los em ambiente semissombreado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 25-35 dias e geralmente a taxa de germinação é elevada com as sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é moderado, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 6-7 meses. Já o das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica “Identificação de Espécies Florestais”. Institutos de Pesquisa e Estudos Florestais- IPEF | LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.240

Andiroba

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual