Cedro

O Cedro é uma das madeiras mais conhecidas, mas pouca gente já viu a árvore em sí. Neste Um Pé de Que? Regina Casé nos apresenta ao Cedro e nos conta como ele serviu de suporte para uma das primeiras manifestações artísticas brasileiras: o Barroco Guarani.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Cedro

cedro-rosa, cedro-vermelho, cedro-branco, cedro-batata, cedro-amarelo, cedro-cetim, cedro-da-várzea, cedrinho, cedro-fofo, cedro-rosado, cedro-de-carangola, cedro-do-rio, cedro-diamantina, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-do-campao, acaiacá, acaiacatinga, acajá-catinga, acajatinga, acaju, acaju-caatinga, capiúva, iacaiacá.

Nome científico
Cedrela fissilis Vell.

Família
Meliaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-35 m de altura.

tronco de 60-90 cm de diâmetro.

folhas agrupadas em ramificações de 60-100 cm de comprimento, com 8-10 pares de folhas ovais, de 8-14 cm de comprimento, por haste.

flores pequenas, sendo que as flores masculinas são mais alongadas que as femininas, e brancas, com tons levemente esverdeados e ponta rosada, agrupadas em cachos com a forma de funil, de aproximadamente 30 cm de comprimento.

fruto cápsula lenhosa, áspera, de coloração marrom, com fissuras claras, em forma de pêra e dotada de cinco gomos longitudinais, que se abrem espontaneamente, liberando boa parte das sementes. Cada fruto aloja 30-100 sementes viáveis.

semente alada, de coloração bege a castanho-avermelhada, com média de 35mm de comprimento por 15mm de largura .

floração ocorre durante os meses de agosto-setembro. Seus frutos amadurecem com a árvore totalmente desfolhada durante os meses de junho-agosto.

uso/árvore muitíssimo utilizada no paisagismo de parques e grandes jardins. Não deve faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos, mas jamais plante-a em agrupamentos homogêneos devido ao ataque de brocas.

uso/madeira leve, macia ao corte, de superfície lustrosa, com reflexos dourados, de textura grosseira e incrivelmente durável em ambiente seco. Quando enterrada ou submersa apodrece rapidamente. O cerne do tronco difere em cor de sua camada externa, que varia de branca a rosada. A madeira é largamente empregada em compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, modelos e molduras, esquadrias, móveis em geral, marcenaria, na construção civil, naval e aeronáutica, na confecção de pequenas caixas, lápis e instrumentos musicais etc.

uso/outras utilidades da madeira extrai-se um óleo essencial com perfume semelhante ao cedro-do-líbano. Por conta desta essência, o plantio do Cedro é promissor para a recuperação de solos contaminados por metais pesados. O chá das cascas do cedro é utilizado, na medicina popular, como tônico fortificante, adstringente, febrífugo, no combate às disenterias e artrite. A árvore pode servir à produção de mel.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol para completarem o processo de liberação de sementes.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar tão logo sejam colhidos em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência é abundante e ocorre em 12-18 dias. Em seguida transplante as mudas para embalagens individuais. Em 70-120 dias pode-se plantar as mudas em local definitivo. O desenvolvimento da planta no campo é considerado rápido, podendo atingir 3-4m de altura aos 2 anos.

referêcia bibliográfica ANGELI, Aline. “Cedrella fissilis (Cedro)” In Identificação de Espécies Florestais. Publicação eletrônica do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF | LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.241.

Cedro

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual