Jamelão

Através de um dos últimos pés de Jamelão da zona sul carioca, Regina Casé nos mostra as características dessa árvore e nos conta a história desse pé, que não pode ser dissociada da história do Rio de Janeiro e da favela da Catacumba, hoje, o Parque da Catacumba.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Jamelão

jambolão, jambeiro, cereja, jalão

Nome científico
Eugenia jambolana Lam.

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore de até 20 m de altura.

tronco de 60-90 cm de diâmetro, ramificado desde a base, de casca áspera, fissurada, descamada e de coloração variável.

folhas simples, elípticas, brilhantes, de 5-25 cm de comprimento por 2,5-10 cm de largura, com a consistência do couro e cheiro de aguarrás, que surgem em longos ramos pendentes, rosadas quando jovem, verde-escuras quando maduras, dotadas de nervura amarelada.

flores brancas a rosadas, de 1,25 cm de diâmetro, de 4-5 pétalas siamesas com a forma de funil, de numerosos estames, e reunidas em cachos de 2,5-10 cm de comprimento.

fruto parecido com uma azeitona de cor roxo-escura, de 1,25-5 cm de comprimento, de casca fina, lisa, brilhante e aderente, de polpa roxa ou branca e suculenta, dotado de uma única semente.

semente alongada, verde ou marrom, de até 4 cm de comprimento.

floração ocorre entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos amadurecem no período janeiro-maio

uso/árvore originária da Índia, Myamar e Ceilão, pode ser usada na arborização de praças, parques, ao longo de estradas, mata ciliar e como quebra-vento. Deve-se ter cuidado em sua aplicação em lugares públicos, pois os frutos maduros mancham calçadas, ruas, avenidas, carros, roupas etc.

uso/madeira avermelhada ou acinzentada, dura, difícil de se trabalhar, de excelente polimento, resistente à água, tende a empenar e é suscetível à rachaduras quando seca ao natural. Na Índia é empregada como vigas, caibros, poste, pontes, barcos, remos, mastros, calhas, forro, carroças, ferramentas rurais etc. Às vezes é utilizada em mobiliário, sem qualquer grande virtude. Também provém boa lenha.

uso/outras utilidades Os frutos são comestíveis ao natural ou usados na confecção de tortas, geléias, gelatinas, bebidas, sucos, vinho, vinagre e picles. A essência extraída das folhas têm aplicação na indústria de sabão, cosmético e perfumaria. As folhas, frutos e sementes são consideradas medicinais, especialmente pela aplicação no tratamento da diabetes. A fervura das raízes e casca e o suco da folha combatem a disenteria e os emplastros tratam doenças da pele. A casca produz tinta natural na cor marrom. As flores servem à apicultura.

obtenção de sementes Colha os frutos maduro diretamente das árvores, despolpe-os e retire as sementes. Em seguida semeie-as. As sementes perdem viabilidade muito rapidamente.

produção de mudas Durante o período das chuvas, coloque as sementes para germinar a 2-2,5 cm de profundidade em canteiros à sombra. Irrigue diariamente para manter a umidade alta. A emergência ocorre em 2-4 semanas, com o índice de 20-90%. Em 6-9 meses as mudas podem ser transplantadas para o local definitivo. As mudas têm crescimento lento, já as plantas no campo podem alcançar mais de 3 m de altura em 2 anos.

referêcia bibliográfica Kurozawa, Chukichi. “Jambolão” in “ABC do Globo Rural”. Globo Rural | Morton, J. 1987. “Jambolan”. p. 375–378. In: “Fruits of warm climates”. Julia F. Morton, Miami, FL | Plaza, Carenina Vidotte; Silva, Dulce H. S.; Pauletti, Patrícia Mendonça. “Antioxidantes Presentes em Folhas e Frutos de Eugenia jambolana Lam. (Myrtaceae)”. Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química | “Syzygium cuminii” in: “A tree species reference and selection guide”. AgroForesTree Database, Internacional Center for Research in Agroforestry - ICRAF.

Jamelão

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual