Laranjeira

Neste Um Pé de Quê?, a Laranja da Bahia figura como verdadeiro cabo de aço diplomático entre os Estados Unidos e o Brasil, na disputa pela liderança do mercado internacional da laranja. Uma disputa repleta de histórias ácidas, para não dizer cítricas, em que o Brasil despontou vitorioso.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Laranjeira

laranja, limão-cravo, laranja-amarga, bergamota

Nome científico
Citrus aurantium L.

Família
Rutaceae

Características morfológicas:

Árvore de até 10 m de altura e de copa compacta.

tronco fino, de casca lisa, de coloração marrom-acinzentada a esverdeada, e dotado de espinhos flexíveis, de 2,5-8 cm de comprimento.

folhas ovais, de 6,5-13 cm de comprimento por 3,75-10 cm de largura, sustentadas por pecíolos alados, perfumadas, verde-escuras na face superior, e verde-claras na face inferior, também marcada por pontos pretos, por glândulas, que liberam óleo quando maceradas.

flores brancas e perfumadas, de 2-4 cm de diâmetro, de 5 pétalas oleosas e 20-25 estames.

fruto subgloboso, de 7-8 cm de diâmetro, de casca alaranjada, espessa, áspera e oleaginosa, dotado de muitas sementes e de uma polpa sucosa, de sabor azedo a amargo, revestida por um tecido branco e esponjoso, conhecido por “albedo”, e dividida em 10-14 segmentos, separados por uma membrana fina.

semente branca a esverdeada, ligeiramente achatada e angulosa.

floração ocorre após a estação fria. Em regiões tropicais vê-se mais de uma floração anual. Os frutos tomam de 7 a 14 meses para amadurecer, então pode-se ter frutos de diferentes floradas e em diferentes estágios de desenvolvimento em uma mesma árvore.

uso/árvore própria para pomares domésticos.

uso/madeira muito dura, bonita, de coloração amarelo-clara. Indicada para movelaria e tornearia. Em Cuba é comumente empregada no fabrico de tacos de baseball.

uso/outras utilidades com a fruta, faz-se sucos, geleias, compotas, tortas, pastéis, doces cristalizados, molhos, aromatização, decoração de pratos etc. O óleo extraído das folhas, frutos e flores é utilizado pelas indústrias de cosméticos e perfumaria para a fabricação de cremes antirrugas e rejuvenescedores, de colônias, xampus e condicionadores, e de produtos aromáticos para banhos e massagens. Na medicina popular, a fervura das folhas auxilia no tratamento de tensões, depressões, infecções orais, cistite, espasmos abdominais, vermes intestinais, escorbuto, reumatismo, febre, medo e outras crises emocionais. Já os frutos são indicado para melhorar a queima de gordura e a performance física durante exercícios aeróbicos através da liberação de energia de reservas de gordura, devido ao seu extrato ser rico em Sinefrina. As flores servem muitíssimo bem à apicultura.

obtenção de sementes Colha os frutos maduros diretamente da árvore, retire as sementes e, em seguida, lave-as. Plante-as imediatamente.

produção de mudas coloque as sementes para germinar em canteiros com boa drenagem de água, e evite o uso de substrato orgânico. A emergência ocorre em poucos dias, com altos índices para as sementes frescas. O transplante para embalagens individuais deve ocorrer quando a muda alcançar 6 mm de diâmetro. As mudas poderão ir a campo depois de 6-24 meses, quando atingirem a média de 0,5 m de altura e de 1-2 cm de diâmetro de tronco.

referêcia bibliográfica “Laranja-Amarga” in PLANTAMED | Pirani, J.R. 2010. Citrus in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. | Doijode, S. D. “Seed storage of horticultural crops”. Routledge, 2001, pg. 25 | “Citrus” in “Species Profiles for Pacific Island Agroforestry/ Ecological, Economic, and Cultural Renewal”. Tradicional Tree Initiative Org | Morton, J. 1987. Sour Orange. p. 130–133. In: Fruits of warm climates. Julia F. Morton, Miami, FL.

Laranjeira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual