Fruta-pão

Neste programa você vai ver o milagre dos pães realizado pela própria mãe natureza. Uma árvore resistente e de rápido crescimento, cujo fruto leva pão no nome em qualquer língua, até mesmo no nome científico: Artocarpus altilis (do grego arthos, pão). Porque será? Descubra neste episódio de Um Pé de Que?

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Fruta-pão

Nome científico
Artocarpus incisus (Thunb.) L. F.

Família
Moraceae

Características morfológicas:

Árvore de grande porte, de 12-15 m de altura, podendo alcançar até 21 m de altura, dotada de látex leitoso.

tronco de até 2 m de diâmetro.

folhas simples, ovais, grandes e profundamente recortadas, de 15-60 cm de comprimento, brilhantes, de cor verde-escura com nervuras num tom mais claro, cobertas por uma penugem branca, a branco-avermelhado.

flores pequenas e numerosas, incrustadas em espigas esponjosas. As masculinas, com duas anteras, reúnem-se em uma espiga cilíndrica de até 5 cm de diâmetro e 45 cm de comprimento. As femininas, que se desenvolvem ao longo dos ramos, fundem-se umas às outras, e a espiga transforma-se em fruto.

fruto esférico a alongado, pesado, de mais de 30 cm de comprimento por 9-20 cm de largura, de casca marrom, dura, dividida em 5-7 articulações e coberta por manchas de látex seco, de polpa suave, adocicada e na cor creme a amarelada, dotado de nenhuma ou de muitas sementes.

semente estreita e achatada, de 1-2 cm de espessura, revestida por um tecido marrom escuro e envolta pela polpa do fruto.

floração ocorre duas vezes ao ano, principalmente nos meses iniciais do verão. Os frutos amadurecem no período fevereiro-maio.

uso/árvore de beleza ornamental, com suas folhas grandes e sempre verdejante

uso/madeira leve e macia ao corte. Empregada na produção de carvão e no fabrico de objetos esculpidos, como estátuas, gamelas etc. No Pacífico é utilizada na confecção de canoas individuais

uso/outras utilidades Indígenas das ilhas do Pacífico fatiam e assam a fruta, que lembra o sabor do pão. Já o látex é mascado como chiclete e também usado como cola e impermeabilizante de canoas. As flores masculinas, quando secas, podem servir de incenso repelente contra mosquitos. As folhas são usadas para embrulhar comida que vai assar. Do tronco se extrai uma fibra utilizada na confecção de tecidos e cordas. A medicina popular aproveita o látex, que escorre em abundância, para preparar analgésico de ferimentos superficiais. Os frutos são muito apreciados pela fauna em geral.

obtenção de sementes As sementes tem quase nenhum endosperma e nenhuma dormência, ou seja, germinam imediatamente, mas são muito frágeis à desidratação

produção de mudas A maneira mais eficiente de propagação é por reimplante da raiz. Findo o período de frutificação, quando a árvore estiver produzindo nova folhagem, escave a terra à procura de raízes entre 3-4 cm de diâmetro e cobertas por pequenas verrugas. Em seguida seccione a raiz a fim de obter frações de 15-25 cm de comprimento. Descarte as raízes machucadas. Lave e esfregue as raízes seccionadas e aplique fungicida. Plante-as em canteiros semi-sombreados, contendo substrato arenoso, com o espaçamento de 10-15 cm. Irrigue constantemente, a fim de deixar úmida a terra. Em 3-4 semanas pode-se ver as primeiras folhas brotando e o índice de emergência é de 75-85%. Cuidadosamente transfira as mudas para recipientes individuas, quando estas alcançarem 20-25 cm de altura, o que deve ocorrer em 4-6 meses. Em 6-9 meses, a planta de 60-160 cm de altura poderá ser levada para o local definitivo de plantio.

referêcia bibliográfica “Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” [Org.] ORMINDO, Paulo. [Textos] GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues... et al.; [ilustrações botânicas] BARRETO, Malena e ORMINDO, Paulo. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2008. Il. (307 color) 22 cm, pg. 78. | RAGONE, D. “Artocarupus altilis (breadfruit)”, ver. 2.1. In: Elevitch, C. R. (Ed.) “Species Profiles for Pacific Island Agroforestry”. 2006: Permanent Agriculture Resources (PAR), Holualoa, Hawaii

Fruta-pão

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual