Pau-santo

Neste programa, acompanhe Regina Casé na caçada ao Pau-santo e refaça as trilhas do botânico Harri Lorenzi pelo Pantanal e pela Bolívia, em busca desta árvore rara e de madeira perfumada, que serve de incenso ritualístico para os índios bolivianos.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pau-santo

Nome científico
Bulnesia sarmientoi Lorentz ex Griseb.

Família
Zygophyllaceae

Características morfológicas:

Árvore de 7-18 m de altura, dotada de copa alongada, com ramos pendentes muito característicos.

tronco curto e cilíndrico, de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca muito rugosa e fissurada, que descama em placas irregulares.

folhas compostas por 2 folíolos, de margens lisas, de 1,5-3 cm de comprimento por 1-2 cm de largura, dispostos em oposição nos ramos centrais, e sustentados por uma haste de 4-6 mm de comprimento.

flores brancas, de 5 pétalas e estames salientes, reunidas em número de duas em cada haste de sustentação.

fruto cápsula seca e leve, composta por três segmentos finos, ou “asas”, que revestem uma semente cada e medem 4 cm de comprimento.

semente marrom, na forma de meia-lua, irregular e achatada, de até 2 cm de comprimento.

floração ocorre durante os meses de dezembro-fevereiro. Os frutos amadurecem a partir de julho.

uso/árvore belíssima para o paisagismo.

uso/madeira muito pesada, dura e resistente, de odor agradável e alta durabilidade. Empregada no fabrico de peças que exijam grande resistência ao desgaste, como buchas e hélices de embarcações. Também é excelente para trabalhos de tornos, sendo com ela confeccionadas peças artesanais valiosas encontrados com frequência no comércio dos países vizinhos citados, como: cinzeiros, vasos, copos, cofres, bastonetes, pedestais, suportes, utensílios diversos etc.

uso/outras utilidades Pode-se extrair da serragem, uma resina bastante dura e quebradiça, usada no preparo de vernizes e tintas de alta qualidade. Pela destilação de sua madeira se obtém um óleo essencial conhecido por “guaiacol”, utilizado na perfumaria e na medicina popular para o tratamento de doenças de pele. A casca é usada no tratamento de dores de estômago e tem propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes. A madeira, por ser perfumada, também é usada como incenso natural.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore, assim que começarem a queda espontânea, ou diretamente do chão. Em seguida deixá-los ao sol para completar a secagem. Cada fruto tem três sementes encapsuladas individualmente, descolar as cápsulas umas das outras, mas não retire a semente de seu interior.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar em canteiros a pleno sol, ou em recipientes individuais, contendo substrato organo-arenoso. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 3-4 semanas e a germinação é baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. II. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.352. | Mereles, F. ; Pérez de Molas, Lidia. “Bulnesia sarmientoi Lorentz ex Griseb., (Zygophyllaceae): estudio de base para su inclusión en el Apéndice II de la Convención CITES”. WWF Paraguay, Depto. de Prensa.

Pau-santo

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual