Pau-mulato
mulateiro, mulateiro-da-várzea, escorrega-macaco, pau-mulato-da-várzea, pau-marfim
Nome científico
Calycophyllum spruceanum (Benth) Hook. F. ex. K. Schum
Família
Rubiaceae
Características morfológicas:
Árvore de 20-30m de altura.
tronco retilíneo, ramificado apenas na ponta, e esguio, de 30-40cm de diâmetro. A casca é fina, quando nova é de coloração esverdeada, tornando-se marrom até mesmo castanho-escura. Descama anualmente em longas tiras, deixando exposta a camada interna avermelhada. O aspecto liso do tronco dá a impressão de ter sido envernizado.
folhas simples, ovais, sem pelos, de 9-17 cm de comprimento por 6-7cm de largura, verde brilhantes.
flores agrupadas de três em três, em ramificações complexas, aromáticas, branco-esverdeadas, hermafroditas e medem 10-12mm de comprimento. O cálice é serrilhado e provido de longos pelos ondulados e macios. Os estames são numerosos.
fruto cápsula seca, de 10mm de comprimento, de tecido perfurado, com pelos esparsos e 2 valvas, que se abrem espontaneamente liberando numerosas sementes.
semente de 4mm de comprimento por 0,8mm de largura, cor castanho-escura, alada em ambas as extremidades.
floração ocorre durante os meses de junho-julho. Os frutos amadurecem entre outubro e novembro.
uso/árvore extremamente útil em paisagismo, pois causa forte impacto visual quando plantado ao longo de vias de acesso. Muito útil também no reflorestamento de áreas degradadas com solo úmido.
uso/madeira moderadamente pesada, dura, compacta, fácil de trabalhar e bastante resistente à deterioração. Indicada para marcenaria, confecção de esquadrias, cabos de ferramentas, artigos torneados, compensados etc.
uso/outras utilidades -
obtenção de sementes colher os frutos da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol, sobre uma lona plástica, para completar a abertura e liberação das sementes. É conveniente proteger as vagens com uma malha fina metálica, pois as sementes, pequenas, dispersam-se com o vento facilmente.
produção de mudas Colocar sementes para germinar tão logo forem colhidas em canteiros semissombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobrir o acnteiro com saco de estopa, retirando-o logo que começar a emergência, em 20-40 dias. É baixo o índice de germinação. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6cm. As mudas ficam prontas para o plantio em local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.
referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.301. | “Mulateiro (Calycophyllum spruceanum)” in “Tropical Plants Database”. Raintree Nutrition | “Pau-mulato-da-várzea, Calycophyllum spruceanum (Benth.) Hook. f. ex K. Schum”. Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia, nº6, 2004.