Goiabeira

A goiaba foi feita para o passarinho? Ou o passarinho foi feito para a goiaba? De onde vem o bicho da goiaba? Descubra neste Um Pé de Que? as supostas origens, as características e as curiosidades da vira-lata das árvores: a goiabeira.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Goiabeira

guava, goiaba, goiabeira-branca, goiaba-pera, goiaba-vermelha, araçá-goiaba, araçá-guaçu, guaiaba, guaiava, araçá-guaiaba

Nome científico
Psidium guajava L.

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore mede 3-6m de altura.

tronco tortuoso, liso, descamante e ramificado, de 20-30 cm de diâmetro e coloração castanho-avermelhada.

folhas simples, elípticas, de coloração levemente avermelhada quando novas, tornando-se verde clara depois, pubescente quando jovens, e com nervuras bem marcadas. Mede 8-12 cm de comprimento por 3-6 de largura.

flores brancas, hermafroditas, com longos e numerosos estames, isoladas ou em grupos de 2 ou 3, situando-se nas axilas das folhas e nas brotações de ramos maduros.

fruto baga ovóide e carnosa, com 5-8cm de diâmetro, casca lisa, fina e de superfície irregular, de coloração verde, amarelada ou roxa. Em seu interior há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras.

semente pequena, dura, de cor amarelo-clara, em formato de rim.

floração final de setembro, junto com a nova folhagem, começa a floração, prolongando-se até meados de novembro. Os frutos amadurecem em dezembro-março.

uso/árvore amplamente cultivada em pomares domésticos por todo o país. É planta indispensável em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

uso/madeira moderadamente pesada, dura, muito elástica, compacta, dócil ao cepilho, moderadamente durável. Utilizada para esteios, moirões, cabos de ferramentas, cangalhas, lenha e carvão.

uso/outras utilidades a goiaba é consumida in natura e também em diversas formas industrializadas: suco, doce, geleia, goiabada etc. O uso medicinal prescreve gargarejos da fervura das folhas para gengivites e ulcerações da boca, a ingestão da infusão dos brotos para o combate à diarréia e disenteria e a aplicação sobre as varizes das folhas torradas e umedecidas.

obtenção de sementes colher os frutos da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los diretamente do chão. Em seguida deixá-los amontoados por alguns dias e despolpá-los em água corrente. Secar as sementes à sombra.

produção de mudas Germinar as sementes em canteiros contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 20-40 dias e a germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas para canteiros individuais quando atingirem 4-5cm. O plantio definitivo ocorrerá em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica “GOIABEIRA” in PLANTAMED. | Kurozawa, Chukichi. “Goiaba” in “ABC do Globo Rural”. Globo Rural. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.269. | Morton, Julia F. “Fruits of Warm Climates”. Distribuição Creative Resource Systems, Inc.

Goiabeira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual