Eucalipto

Como e porque ele se espelhou por todo o mundo? Quais são os impactos da monocultura e da devastação de matas nativas? Veja neste Um Pé de Que? os benefícios, os malefícios e as lendas que circulam em torno do Eucalipto.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Eucalipto

árvore-da-febre, gomeiro-azul, comeiro-azul, mogno-branco, eucalipto-limão

Nome científico
Eucalyptus globulus Labill.

Família
Myrtaceae

Características morfológicas:

Árvore de 40-70 m de altura, de copa irregular.

tronco de 0,6-2 m de diâmetro, de casca lisa e descamante, malhada de cinza, marrom e tons de cinza azuis e esverdeados, dotado de óleo essencial bastante aromático.

folhas simples, finas, curvadas e pontiagudas, de 10-30 cm de comprimento por 2,5-5 cm de largura, de consistência de couro, verde-escuras, brilhantes e pêndulas, sustentadas por hastes chatas e amareladas, de 1,5-4 cm de comprimento.

flores de 5 cm de diâmetro, de numerosos e brancos estames, de 12 mm de comprimento, cobertas por 2 folhas especiais.

fruto verrugoso, arredondado, do tipo cápsula seca e lenhosa, de 1-1,5 cm de comprimento, por 2-2,5 cm de largura, dotado de 4 valvas que se abrem espontaneamente liberando suas numerosas sementes.

semente elíptica, de 2-3 mm de comprimento, de cor preta e fosca.

floração ocorre entre os meses de setembro e outubro. Os frutos amadurecem aproximadamente 11 meses depois da floração, no período agosto-setembro.

uso/árvore originária da Tasmânia e do sudoeste da Austrália, ornamental, fornece excelente sombra. Plantadas em regiões pantanosas, o Eucalipto drena a água e ainda atua no controle de insetos.

uso/madeira clara, amarelo-pálida, compacta, elástica, rija, muito forte e bastante durável e difícil de se trabalhar. Empregada na carpintaria, na construção civil e naval, no fabrico de cercas, pilares, plataformas, cabos de ferramentas, calçamentos de ruas, carroçaria em geral etc., e muito comercializada como polpa celulósica. Fornece excelente lenha e carvão.

uso/outras utilidades Do tronco e das folhas se extrai um óleo essencial bastante aromático, de propriedades antisépticas e estimulante, utilizado pela indústria farmacêutica na composição de produtos inalantes, de estimulantes de secreção nasal, de produtos de higiene bucal, de pastilhas anti-tosse ou como aroma e sabor de medicamentos. A perfumaria utiliza o óleo de eucalipto em desodorantes e produtos cosméticos, mas, principalmente, como aromatizante dos produtos de limpeza, de sabão e de detergentes. As folhas têm propriedades antibióticas, que tratam resfriado, gripe, pneumonia, rinite, sinusite, asma, bronquite, rouquidão, amigdalite e tuberculose. Ferve-se as folhas com dois propósitos, inala-se o vapor como expectorante e anti-gripal e utiliza-se a água como repelente de insetos. As folhas adicionadas ao banho combatem o reumatismo. As flores servem à apicultura.

obtenção de sementes Colha os frutos das árvores quando começarem a abertura espontânea. Deixe-os secar e completar o processo de liberação das sementes. As sementes perdem viabilidade após 30 dias de armazenamento.

produção de mudas Coloque as sementes recém-colhidas para germinar em embalagens individuais protegidas de geadas, da seca e da competição com a grama. A emergência ocorre em poucas semanas e a taxa de germinação é alta para sementes frescas. Em 6 meses, transplante as mudas para o local definitivo de plantio. A árvore se adapta muito bem a climas de invernos frios e úmidos e verões quentes e secos. A muda se desenvolve rapidamente, chegando a mais de 1 m em poucos meses.

referêcia bibliográfica Duke, James A. “Eucalyptus globulus Labill.” in “Handbook of Energy Crops”, de 1983. Purdue University, Center for New Crops & Plants Products, publicação eletrônica. | “Eucalipto” in PLANTAMED. | Esser, Lora L. 1993. “Eucalyptus globulus”. In: “Fire Effects Information System”, [Online]. U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Rocky Mountain Research Station, Fire Sciences Laboratory (Producer). | ROCHA, Marco Eduardo do Nascimento; SANTOS, Claudineia Lima dos; “O uso comercial e popular do Eucalipto Eucalyptus globulus Labill. – Myrtaceae” in “Saúde & Ambiente em Revista”. Universidade Unigranrio, Duque de Caxias, v.2, n.2, pg. 23-24., jul-dez 2007.

Eucalipto

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual