Erva-mate
mate, erveira, congonha, erva, erva-verdadeira, erva-congonha
Nome científico
Ilex paraguariensis A. St. Hill.
Família
Aquifoliaceae
Características morfológicas:
Árvore mede 4-8m de altura.
tronco cinza, curto, de 30-40 cm de diâmetro.
folhas simples, ovais, de 8-10 cm de comprimento por 2-4 de largura, de nervuras amareladas e bem definidas, e margens serrilhadas.
flores pequenas e esbranquiçadas, de 4 pétalas e cálice verdejante, surgem em número de 40-50 flores no pequeno cacho em forma de pirâmide e agarrado ao caule.
fruto pequeno, de 4-6 mm de diâmetro, avermelhado, dotado de uma única semente. Surge apinhado junto a outros frutos, preso ao caule por uma haste de até 1cm.
semente pequena e esbranquiçada, ovóide e com sulcos longitudinais.
floração ocorre durante os meses de outubro-dezembro. Os frutos amadurecem em janeiro-março.
uso/árvore ornamental, pode ser empregada no paisagismo.
uso/madeira leve, mole, pouco compacta, de baixa durabilidade natural. Utilizada para lenha e caixotaria.
uso/outras utilidades suas folhas, preparadas segundo um método apropriado, fornecem o “mate”, o mais consumido e exportado chá no Brasil, de propriedades digestiva, diurética, estimulante, excitante, laxante, sudorífera e tonificante. Na medicina popular, a erva-mate é indicada para gripe, resfriado, febre, inflamação, depressão nervosa, constipação, ulcera, reumatismo e pâncreas.
obtenção de sementes colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deixá-los amontoados por alguns dias para iniciar a decomposição da polpa e facilitar a remoção das sementes. Isso é obtido manualmente lavando-se os frutos em água corrente dentro de uma peneira fina. Secar as sementes à sombra.
produção de mudas As sementes devem ser submetidas a um tratamento de estratificação antes da semeadura para aumentar a taxa de germinação; consiste em mantê-las durante 4-7 meses, Em ambos os casos, as mudas demoram 10-11 meses para ficarem prontas para o plantio no campo. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante lento.
referêcia bibliográfica “ERVA-MATE” in PLANTAMED. | HALLOY, Stephan. “Mate (Ilex paraguariensis)”. New Zealand Institute for Crop & Food Research Ltd, A Crown Research Institute. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. | “Yerba mate” in “Tropical Plant Database”. Rain Tree Nutrition online database.