Seringueira

Neste Um Pé de Quê? conheça a mãe do Acre, a Seringueira. A árvore, cujo leite sustentou a economia brasileira na virada do século XIX e XX, salvou a pele de muitos nordestinos e, com suas picadas e estradas pela floresta Amazônica, fundou e delimitou o estado do Acre.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Seringueira

Nome científico
Hevea brasiliensis (Willd. Ex A. Juss) Müll. Arg.

Família
Euphorbiaceae

Características morfológicas:

Árvore de 20-30 m de altura.

tronco reto, de 30-60 cm de diâmetro.

folhas sem pelos e finas, dispostas em número de três na extremidade de cada longa haste de sustentação.

flores pequenas, amarelas e compostas, agrupadas em cachos.

fruto cápsula grande que geralmente apresenta três sementes, separadas em compartimentos individuais. Quando maduro, a liberação das sementes é explosiva.

semente grande, de forma oval, de casca dura, brilhante e manchada de vários tons de marrom.

floração ocorre durante os meses de agosto e novembro. Os frutos amadurecem no período abril-maio.

uso/árvore cultivada em todo o Brasil tropical.

uso/madeira cultivada em todo o Brasil tropical.

uso/outras utilidades O produto de maior valor é a borracha natural, processada a partir do látex extraído de seu tronco. O látex fresco, misturado em pequenas doses ao óleo de rícino combate os vermes. As sementes fornecem óleo secativo muito usado na indústria de tintas e vernizes.

obtenção de sementes Recolher as sementes do chão logo após sua queda espontânea.

produção de mudas Colocar as sementes, com a parte carnuda virada para baixo, para germinar em canteiros a pleno sol, ou em recipientes individuais, contendo substrato organo-arenoso. Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-40 dias e a germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas do canteiro para os recipientes individuais quando essa atingir 4-6 cm. O plantio em local definitivo se dá em 4-6 meses, época boa para se agregar ao canteiro as mudas enxertadas. O desenvolvimento das plantas é rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.102 | MARTO, Giovana Beatriz Theodoro. “Hevea brasiliensis (Seringueira)” in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF. | “SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis)” in “Árvores Nativas”. ONG Viva Terra -SOCIEDADE DE DEFESA, PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | “SERINGUEIRA” in PLANTAMED.

Seringueira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual