Jurema

Qual o segredo da Jurema? Regina Casé visita a tribo Kariri Xocó, em Alagoas, para destrinchar os sentidos do ritual do Ouricuri, ritual sagrado e de suma importância para a identidade e a vida indígenas. Assista ao programa e entenda o porquê de tanto mistério.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Jurema

jurema-preta, calumbi

Nome científico
Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore de 4-5m de altura, dotada de copa rala e irregular.

tronco de 20-30 cm de diâmetro, muito espinhento, levemente inclinado e revestido por casca grosseira que se desprende em lâminas estreitas que se levantam nas extremidades deixando mostrar em baixo uma superfície vermelha. Os ramos novos são cobertos por pelos viscosos.

folhas compostas bipinadas, de cuja haste central (de 1-3 cm de comprimento) surge um conjunto de 4-7 pares de folhas pinadas. Esse conjunto de pinas se estende por hastes periféricas de 2-4 cm de comprimento e é composto por 15-33 pares de pequenas folhas brilhantes, de 5-6 mm de comprimento cada.

flores pequenas e brancas, aglomeradas em espigas de 4-8 cm de comprimento.

fruto vagem seca, de 2,5-5 mm de comprimento, que se abre espontaneamente quando madura, dispersando 4-6 sementes.

semente marrom, em forma de gota irregular, levemente achatada e brilhante, de aproximadamente 3 mm de diâmetro.

floração ocorre durante um longo período do ano, mas intensamente entre os meses de setembro e janeiro. Os frutos amadurecem principalmente em fevereiro-abril.

uso/árvore pioneira e rústica, indicada para a composição de reflorestamentos heterogêneos.

uso/madeira muito pesada, alta resistência mecânica e grande durabilidade natural. Utilizada apenas localmente para obras externas, como moirões, estacas e pontes, para pequenas construções, rodas, peças de resistência, móveis rústicos, bem como para lenha e carvão.

uso/outras utilidades A flor serve à apicultura e a casca do tronco é a base de um preparado líquido de uso medicinal ou místico, de uso externo e interno, chamado "vinho da Jurema", uma bebida sagrada utilizada pelos indígenas em rituais xamânicos, de efeitos psicodélicos.

obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da planta, assim que começarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes.

produção de mudas Riscar a superfície das sementes, para aumentar o índice de germinação. Semeá-las em canteiros a pleno sol, contendo substrato arenoso. A emergência ocorre em 2-4 semanas e a germinação é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. II. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.176 | SOUZA, Rafael Sampaio Octaviano de; ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de; MONTEIRO, Júlio Marcelino and AMORIM, Elba Lúcia Cavalcanti de. Jurema-Preta (Mimosa tenuiflora [Willd.] Poir.): a review of its traditional use, phytochemistry and pharmacology. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2008, vol.51, n.5 [cited 2010-09-08], pp. 937-947 . | Silva, Juliana Santos; SALES, Margareth Ferreira de. “O GÊNERO Mimosa (LEGUMINOSAE-MIMOSOIDEAE) NA MICRORREGIÃO DO VALE DO IPANEMA, PERNAMBUCO”. Rodriguésia 59 (3): 435-448. 2008.

Jurema

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual