Bananeira

Qual é a semelhança entre a Carmem Miranda e a bananeira? Apesar de terem a cara do Brasil, nenhuma das duas é brasileira. Descubra neste Um Pé de Que? a origem, o cultivo, os diferentes tipos e outras curiosidades sobre a bananeira.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Bananeira

banana, banana-da-terra

Nome científico
Musa paradisíaca L.

Família
Musaceae

Características morfológicas:

Árvore em verdade, é uma grande erva, de 6-7,5 m de altura.

tronco trata-se de um pseudo-caule formado pelas bainhas das folhas, por uma coluna de folhas. O caule é subterrâneo, ou seja, é um rizoma de forma arredondada, de 25-40 cm de diâmetro, de onde brotam as raízes e as folhas.

folhas macias, suaves e suculentas, elípticas ou alongadas, de até 2,75 m de comprimento por 60 cm de largura, agrupadas em número de 4-15 por pseudo-caule e dispostas-se em espiral. As folhas mais externas envolvem todas as demais, compondo a estrutura do pseudo-caule. As folhas jovens surgem de dentro das outras.

flores brancas, finas e tubulares, ricas em néctar, agrupadas em fileiras, dispostas em um cacho, que na ponta traz um “coração”, um capuz espesso e resinoso, roxo por fora e vermelho vivo por dentro, que se abre deixando à mostra as flores masculinas. As flores masculinas logo caem, enquanto as femininas permanecem e se desenvolvem nos frutos.

fruto do tipo baga, cilíndrico a oblongo, curvado, de 6,4-30 cm de comprimento por 1,9-5 cm de largura, que passa do verde para o amarelo, quando amadurece, de polpa branca a amarela. Quando verde, apresenta consistência firme, textura adstringente e látex, quando maduro passa a ser macio, escorregadiço e até mesmo viscoso. Fruto desprovido de sementes, mas dotado de vestígios pretos a castanho-escuros dos óvulos florais.

semente ausente.

floração floresce e frutifica o ano todo, com média de 11 meses para o início da floração desde a brotação da bananeira, e outros 4 meses para os frutos amadurecerem. Os ciclos de produção de uma mesma bananeira, o período entre uma e outra colheita, estabiliza em 15 meses.

uso/árvore originária da região indo-malásia.

uso/madeira Da planta pode-se aproveitar tudo, tanto na alimentação humana e animal, como na confecção de artesanato, e na fabricação de papel e de sacos para cereais a partir das fibras retiradas do seu pseudocaule.

uso/outras utilidades a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais. O Brasil é o segundo maior produtor e maior consumidor mundial dessa fruta. A banana pode ser consumida ao natural, frita ou cozida, em calda, doces, banana passa, farinha, flocos, banana chips e pode ser utilizado para a produção de álcool e vinagre. O fruto é rico em açúcares, sais minerais, principalmente em potássio e fósforo, além de conter teores médios de cálcio, ferro, cobre, zinco, iodo, manganês e cobalto e ainda vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C. A casca pode ser usada na produção de hambúrguer, salsicha, macarrão, pão e biscoito. E mais recentemente descobriu-se que a casca absorve os poluentes das águas contaminadas, restaurando os níveis de oxigênio. As folhas servem como pratos biodegradáveis e também substituem o papel alumínio na hora de embrulhar comida antes de levá-la ao forno ou para armazenamento. Também a folha, amarrada invertida ao corpo, serve de guarda-chuva. As flores, cozidas, servem para tratar diabetes.

obtenção de sementes Obtêm-se mudas de bananeira a partir do replantio de rizomas inteiros ou em pedaços, não a partir das sementes, ausentes em grande parte dos cultivares.

produção de mudas Consegue-se muda de rizoma inteiro a partir do arranco de brotações laterais da bananeira, quando os rebentos estiverem com as folhas jovens, de forma oval. Em seguida efetua-se uma limpeza no rizoma, eliminando-se as raízes e outros rebentos que ele possuir, bem como o que tiver de tecido escuro, necrosado. O pseudo-caule é então cortado a 20 cm do colo do rizoma e o rizoma está pronto para o replantio. Para se obter mudas a partir de rizomas em pedaços, deve-se arrancar grandes rizomas, de mais de 5 kg, efetuar a mesma limpeza. Então, neste caso, o corte do pseudo-caule dar-se-á a 5-10 cm do colo do rizoma. Em seguida talhar radialmente o rizoma, como quem parte o limão em 4 gomos longitudinais. Cada “gomo” obtido deve ter, no centro de sua parte externa, uma gema lateral de brotação visível. O plantio poderá ser realizado em qualquer época do ano, desde que a área cultivada seja irrigada. Em condições de sequeiro, o plantio deverá ocorrer no início das chuvas, para garantir o desenvolvimento inicial das plantas em período com maior disponibilidade de água.As mudas originadas de pedaços de rizoma crescem inicialmente devagar, mas em 2 anos igualam-se em desenvolvimento às mudas de rizomas inteiriços, sendo muito mais econômicas. Geralmente a banana produz frutos 10-12 meses depois do plantio.

referêcia bibliográfica KUROZAWA, Chukichi. “Banana” In “ABC do Globo Rural”. | “BANANEIRA - CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA”. Material de apoio, Departamento de Produção Vegetal, ESALQ, USP. | “Aula de Banana” (PowerPoint), Material de apoio, Departamento de Produção Vegetal, ESALQ, USP. | Morton, J. 1987. “Banana”. p. 29–46. In: “Fruits of warm climates”. Julia F. Morton, Miami, FL.

Bananeira

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual