Pau-Ferro

Uma árvore camuflada, que se disfarça de todas as árvores. Uma espécie bem-sucedida, que vingou nas cidades e perto do homem. Uma madeira dura que nem ferro... Neste Um Pé de Quê? você vai reconhecer o Pau-ferro!

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pau-Ferro

jucá, ibirá-obi, imirá-itá, pau-ferro-do-ceará, jucaína, icainha, muiarobi, muiré-itá

Nome científico
Caesalpinia férrea Mart.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 20 e 35 metros de altura. Copa arredondada e larga, variando entre 6 e 12 metros de diâmetro.

tronco de 40-60 cm de diâmetro, liso, marmorizado, de um branco muito claro, entremeado por tons de cinza, e descamante.

folhas compostas bipinadas, de cuja haste central (de 7-20 cm de comprimento) surge um conjunto de 4-7 de pinas, que se estendem em hastes periféricas e são dotadas de até 6 pares de pequenos folíolos elípticos, cobertos de pelos curtos e amarelados.

flores amarelas e pequenas, se confundem com a folhagem.

fruto uma vagem, seca, extremamente dura e resistente.

semente dura, preta e arredondada, parecendo um feijão, com média de 1 cm de comprimento.

floração de novembro até fevereiro. A maturação dos frutos ocorre entre os meses de julho e janeiro.

uso/árvore ótima para paisagismo. Empregada na arborização urbana.

uso/madeira muito pesada, dura, de textura fibrosa e durável. Utilizada, na indústria civil, na confecção de vigas, e na fabricação de violões, violinos e cachimbos. Na medicina popular a casca tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

uso/outras utilidades sua casca é muito usada na medicina popular, tendo propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, anticancerígenas e antiúlceras.

obtenção de sementes Os frutos devem ser colhidos da árvore, quando escurecerem, ou do chão, quando caírem. Secá-los ao sol e auxiliar a quebra das consistentes vagens para a liberação das sementes.

produção de mudas tão logo sejam obtidas, risque a superfície das sementes. Em seguida, plante-as em canteiros semissombreados. Melhor empregar substrato organo-argiloso na terra. Irrigue duas vezes ao dia o canteiro. A emergência ocorre em 20-30 dias, com taxa de germinação por vezes superior a 70%. Transplante as mudas para embalagens individuais quando com 4-6 cm. Em local de plantio definitivo, a planta desenvolve-se rapidamente, atingindo 4m aos 2 anos.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.147. | “PAU-FERRO (Caesalpinia ferrea)” in “Árvores Nativas”. ONG Viva Terra -SOCIEDADE DE DEFESA, PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | “PAU-FERRO” in PLANTAMED.| Galdino, Graciliano; Mesquita, Mariana Rabello; e FERRAZ, Isolde Dorothea Kossmann. “Descrição morfológica da plântula e diásporos de Caesalpinia ferrea Mart”. Nota Científica, Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 2, p. 747-749, jul. 2007.

Pau-Ferro

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual