Pau-Brasil

O que a moda do século XVI tem a ver com o Pau-Brasil? A brasilina, corante vermelho natural, foi o primeiro produto destas terras. Por causa desta árvore, o apelido Brasil pegou e a profissão brasileiro virou a nossa nacionalidade. Tudo isso e muito mais sobre o Pau-Brasil neste Um Pé de Quê?

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Pau-Brasil

ibirapitanga, orabutiã, brasileiro, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco

Nome científico
Caesalpinia echinata Lam.

Família
Fabaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 8 e 12 metros de altura, com copa densa.

tronco de 40-70 cm de diâmetro, de casca acinzentada e recoberta de grossos espinhos, que descama em placas irregulares deixando ver a casca interna de coloração avermelhada.

folhas bipinadas, de cuja haste central, de 10-15 cm de comprimento, surge um conjunto de 5 a 6 pares de folhas pinadas, que se estendem em hastes periféricas de 8 a 14 cm de comprimento. Cada uma dessas hastes, por sua vez, conta com 6 a 10 pares de folhas de 1-2 cm de comprimento cada.

flores muito aromáticas, sustentam-se como em um cacho, sobre um eixo alongado. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor, vermelha.

fruto seco, em forma de vagem, coberto por longos e afiados espinhos, dotado de 1-5 sementes e com uma média de 7 cm de comprimento. A fruta verde, torna-se marrom quando madura e se abre espontaneamente por meio de torção.

semente esverdeada, arredondada e achatada, tendo em média 1 cm de diâmetro.

floração durante todo o mês de outubro. A maturação dos frutos ocorre rapidamente, entre os meses de novembro e janeiro.

uso/árvore ótima para paisagismo. Empregada na arborização urbana.

uso/madeira muito pesada, dura, resistente e de textura fina. Utilizada na confecção de arcos de violino. Já foi muito útil na construção civil e naval e na produção de colorante para tingimento de tecidos e tinta.

uso/outras utilidades a semente, dotada de proteína anticoagulante, e o cerne da árvore são objetos de pesquisa científica da Universidade Federal de Pernambuco, com vistas à cura do câncer. Na medicina popular, a casca do tronco, cozida, é usada para debelar diarreias e desinterias; em pó, serve ao fortalecimento de gengivas, e o chá das folhas parece ter efeito abortivo.

obtenção de sementes Os frutos devem ser colhidos da árvore, quando mudam da coloração verde para marrom, no início da abertura espontânea, e levados para ambiente ventilado para abertura das vagens e extração das sementes.

produção de mudas Plante as sementes frescas em recipientes individuais, tão logo sejam colhidas. Melhor empregar substrato argilo-arenoso. Irrigue duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 8-15 dias, com taxa de germinação superior a 60%. A muda desenvolve-se rapidamente, ficando pronta para o plantio em 4-5 meses. A planta cresce em ritmo lento.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.145. | “Caesalpinia echinata Lam. - Dados da Espécie” in “Identificação de Espécies Florestais”. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais-IPEF. | “PAU BRASIL (Caesalpinia echinata)” in “Árvores Nativas”. ONG Viva Terra -SOCIEDADE DE DEFESA, PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | AGUIAR, Francismar F. A.; PINHO, Reinaldo A. “PAU-BRASIL (Caesalpinia echinata Lam.) - árvore nacional”.

Pau-Brasil

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual