Juazeiro

Juazeiro ou Joazeiro? Juá ou Joá? Com “u” ou com “o”? Conheça neste Um Pé de Que? a árvore que faz a melhor sombra do sertão. Descubra também porque a raspa do seu tronco é tão utilizada para lavar roupas, louças e cabelos.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Juazeiro

joá, juá, juá-espinho, juá-fruta, laranjeira-de-vaqueiro

Nome científico
Zizyphus joazeiro Mart.

Família
Rhamnaceae

Características morfológicas:

Árvore de médio porte, mede entre 5 e 10 metros de altura em seu ambiente natural de caatinga e cerrado. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Copa baixa, arredonda, densa e muito ramificada, quase atinge o solo. Seus ramos mais finos são dotados de espinhos agudos de até 4 cm de comprimento.

tronco geralmente tortuoso e canelado, revestido por casca um tanto áspera de cor cinza-clara, liso e curto, de 30-50 cm de diâmetro.

folhas de até 10 cm de comprimento, simples, lisas, ligeiramente brilhantes, ovais de base larga e afiladas no ápice, com três nervuras principais, borda serrilhada, e desprovida de pelos, exceto pela penugem sobre as nervuras do lado inferior.

flores pequenas, amareladas e de pétalas recurvadas, surgem de curtas hastes secundárias que circundam uma haste principal, em cuja extremidade encontra-se a flor central, de menor dimensão. O conjunto composto por essas pequenas flores é dotado de forma esférica.

fruto pequeno, amarelado e redondo com cerca de 3 centímetros de diâmetro, constituído externamente por uma massa carnosa e adocicada, e em seu interior encontra-se uma única semente.

semente pequena, muito dura e de cor marrom-clara.

floração abundante durante os meses de novembro a dezembro. Frutifica a partir de junho, podendo estender-se até agosto.

uso/árvore proporciona ótima sombra, além de possuir qualidades ornamentais. Cultivada em pomares domésticos de todo o país.

uso/madeira resistente e de boa durabilidade. Comumente empregada nas construções rurais, moirões, marcenaria e para lenha e carvão.

uso/outras utilidades Seus frutos, do tamanho de uma cereja e ricos em vitamnina C, são comestíveis e utilizados para fazer geleia. Na época de seca, servem de ração para o gado. A casca do fruto, rica em saponina, é usada para fazer sabão, xampus e produtos de limpeza para os dentes. Usa-se as cascas do tronco para baixar a febre e para o tratamento de caspa, queda de cabelo e seborreia.

obtenção de sementes Colher os frutos da árvore. Em seguida despontá-los manualmente, lavar as sementes em água corrente e, deixá-las secar à sombra.

produção de mudas colocar as sementes para germinação logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semissombreado. A emergência ocorre em 70-100 dias e, a taxa de germinação é geralmente baixa. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para plantio em 8-9 meses. Também demora para a planta crescer.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.299 | “Juazeiro” in Árvores Frutíferas”. “Trilhas do Parque da ESALQ”, projeto ESALQ-USP. | “Juá” in PLANTAMED

Juazeiro

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual