Abricó-de-Macaco

A amazonense Couroupita guianensis é a estrela deste Um Pé de Quê? Descoberta pelo artista Roberto Burle Marx, foi introduzida no Rio de Janeiro no palco de maior destaque do paisagismo brasileiro, o Aterro do Flamengo. Hoje, a espécie popularizou-se a ponto de se consagrar uma carioca típica. Regina Casé segue a trilha do sucesso desta árvore que arrebata corações.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Abricó-de-Macaco

macacarecuia, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, amêndoa-dos-andes, bola-de-canhão

Nome científico
Couroupita guianensis Aubl.

Família
Lecythidaceae

Características morfológicas:

Árvore mede entre 8 a 15 metros

tronco de 30-50 cm de diâmetro, rugoso.

folhas simples, de formato elíptico e alternadas.

flores muito perfumadas, brotam dos troncos em longos cachos de flor, cujo ramo central pode chegar a 3 metros de comprimento. Cada flor contém seis pétalas carnudas, de cor esverdeada, alaranjada ou vermelha, e longos estames brancos, amarelos ou rosados, de cor amarela na extremidade.

fruto parece uma grande bola “de canhão”, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, que pende do ramo central de onde sustentam-se as flores. Sua polpa é gelatinosa, azulada e com cheiro forte, com 200 a 300 sementes.

semente achatada e arredondada.

floração longa, pode perdurar por todo o ano. Porém, é mais intensa nos meses de setembro a março. Os frutos da Abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem. A maturação dos frutos ocorre de dezembro a março.

uso/árvore devido à sua floração exótica, constitui um atrativo para o paisagismo. Entretanto, a queda dos frutos pode causar graves acidentes, bem como o forte odor da decomposição dos frutos pode configurar-se um inconveniente.

uso/madeira leve, macia, pouco resistente e ligeiramente áspera. Pode ser empregada na confecção de brinquedos e embalagens leves, folhas para compensado etc.

uso/outras utilidades a casca é fibrosa e utilizada localmente para a confecção de cordoalha. O óleo essencial das flores é utilizado em perfumaria. Os frutos desprovidos da polpa são utilizados como utensílios domésticos, principalmente como cuia ou recipiente.

obtenção de sementes Recolher os frutos do chão, abri-lo manualmente e sacar as sementes. Lavá-las e, em seguida, secá-las ao sol.

produção de mudas Assim que prontas, colocar as sementes para germinar em recipientes individuais. A emergência ocorre em 8-15 dias, com taxa de germinação superior a 80%. Plantá-las em local definitivo com 5-7 meses de idade. O desenvolvimento é considerado rápido.

referêcia bibliográfica LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.137.

REYES, A. E. L. “Trilhas da ESALq - Árvores Úteis: abricó-de-macaco”.

SOBRINHO, José Aguiar. “Couroupita guianensis Aubl., Castanha-de-macaco, uma árvore para o paisagismo em geral” In “Floresta e Ambiente”, V.6, n.1, p.147 - 148, jan./dez. 1999

Abricó-de-Macaco

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual