Embaúba-vermelha

Aprenda a reconhecer a Embaúba. Muito confundida com o mamoeiro, ela é uma árvore pioneira, serve de casa para as formigas astecas, agrada bastante aos bichos-preguiça e está presente nos relatos dos viajantes que passaram pela Estrada Real no início do século XIX.

Compartilhe


  • twitter
  • facebook
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual

Embaúba-vermelha

embaúva-vermelha, embaúva, embaúba, imbaúva

Nome científico
Cecropia glaziovii Snethl.

Família
Urticaceae

Características morfológicas:

Árvore de 8-16 m de altura, de copa pequena, em que os ramos, de diferentes comprimentos, praticamente se nivelam em um mesmo plano horizontal.

tronco reto e cilíndrico, de casca lisa e acinzentada, com cicatrizes deixadas pelas folhas, de 20-30 cm de diâmetro, ramificado apenas na região superior. Tronco oco e dividido em nós, que abriga formigas em seu interior.

folhas simples e ásperas, de 30-40 cm de diâmetro, parecem mãos espalmadas com 8 a 12 “dedos”, sustentadas em longas hastes de aproximadamente 19,5 cm de comprimento e cobertas por longos e rijos pelos.

flores minúsculas, dispostas em espigas, que se agrupam em 5-6 por haste de sustentação.

fruto desenvolve-se incrustado em espigas cilíndricas, alaranjadas, constituídas de muitos frutos fundidos, de textura carnosa, de sabor adocicado quando maduras e dotadas de numerosas sementes.

semente minúsculas e incrustadas na infrutescência.

floração ocorre de agosto a dezembro e a maturação dos frutos, nos meses de novembro a fevereiro.

uso/árvore apresenta qualidades ornamentais em sua forma. Pioneira, a planta é indispensável na composição de reflorestamentos mistos.

uso/madeira leve, macia ao corte, uniforme, de baixa resistência mecânica e pouco durável. Utilizada na confecção de pólvora e pasta celulósica, caixotaria, forros, brinquedos, compensados, salto de calçados, lápis, aeromodelos e palitos de fósforos, bem como para a construção de jangadas e flutuadores.

uso/outras utilidades A folha, muito áspera, é empregada como lixa de madeira e é o alimento principal do bicho-preguiça. A casca, muito fibrosa, foi outrora aproveitada pela indústria de curtume e usada para a confecção de estopas e de cordas rústicas. Os frutos são comestíveis e muito procurados por aves e outros animais. Na medicina popular, as folhas, frutos, brotos e sumo das raízes são manipulados de diferentes maneiras para tratar anúria, bronquite, chagas crônicas, cólicas hepáticas, coqueluche, diarréia, hipertensão, mal de Parkinson, tosse, úlceras gangrenosas e verrugas

obtenção de sementes Colher os frutos diariamente da árvore quando estiverem maduros, o que é facilmente notado pela presença de frutos bicados. Em seguida deixá-los em repouso por alguns dias. Macerá-los em água e filtrá-los, separando semente e fruto. Secar as sementes ao sol.

produção de mudas Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semissombreados, contendo substrato organo-argiloso. Irrigar para que as sementes afundem na terra. A emergência ocorre em 3-4 semanas e a taxa de germinação é média. Trata-se de planta pioneira, de rápido crescimento.

referêcia bibliográfica ELTINK, M. ., TORRES, R. B., RAMOS, E. . Cecropia glaziovii Snethl. Biblioteca Digital de Ciências, 11 jul. 2008. | LORENZI, Harri. “Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil”. Vol. II. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p.63. | Romaniuc Neto, S., Gaglioti, A.L. 2010. Urticaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. | Sposito, Tereza Cristina Souza. “Tamanho, forma, alometria e crescimento em algumas especies de cecropia (Cecropiaceae) do Brasil”. 1999: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Tese de Doutorado.

Embaúba-vermelha

Saiba mais como mudar o mundo
Nova Busca
      identifique pelo guia visual identifique pelo visual